Falecimento de Washington Olivetto
No último domingo, dia 13 de outubro, o publicitário Washington Olivetto faleceu aos 73 anos, no Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada pela sua assessoria de imprensa.
Um Ícone da Publicidade
Considerado um verdadeiro ícone do setor, Olivetto acumulou ao longo de sua carreira mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, somente na categoria “Filmes”, de acordo com informações disponíveis em sua página oficial.
- O primeiro Leão de bronze foi conquistado em 1969, com um comercial para a Deca.
- O primeiro Leão de ouro veio em 1974, com o filme “Homem com mais de quarenta anos”.
- Em 2001, foi o único latino-americano a conquistar o Grand Prix do Clio, com o comercial “A Semana”, para a revista Época.
- Em 2003, recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
- Em 2009, entrou para o Hall da Fama do Festival Ibero-Americano de Publicidade (FIAP).
- No ano seguinte, foi premiado com o “Clio Lifetime Achievement Award”.
- Em 2015, se tornou o primeiro não anglo-saxão a ser incluído no “Creative Hall of Fame”, do The One Club.
- No mesmo ano, foi nomeado “Professor Emérito” pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
- Recebeu o Prêmio Carreira em 2016 pelo Lisbon International Advertising Festival.
- Foi reconhecido como um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista Media International e eleito duas vezes o publicitário do século pela ALAP.
Criações Marcantes
Washington Olivetto foi responsável por campanhas publicitárias memoráveis que deixaram uma marca na história da publicidade nacional:
- Garoto Bombril: Criou o famoso personagem que protagonizou diversas campanhas da Bombril, interpretado pelo ator Carlos Moreno. Esta campanha que se estendeu por anos ficou marcada no Guinness como a publicidade mais longa no ar na história mundial, com 337 comerciais gravados.
- O Primeiro Sutiã: Campanha para a Valisère lançada em 1987, que se destacou pela inovação.
- Cachorrinho da Cofap: Uma criação de sucesso que também entrou para a memória dos brasileiros.
- O comercial “Hitler”, para a Folha de S. Paulo, foi um dos únicos brasileiros a integrar a lista dos “100 maiores comerciais de todos os tempos”, segundo Bernice Kranner.
Legado e Reconhecimento
Além de seus prêmios e reconhecimentos, a influência de Washington Olivetto na publicidade brasileira e latino-americana é indiscutível. Seu trabalho não apenas estabeleceu novos padrões criativos, mas também inspirou gerações de publicitários.
Olivetto deixa um legado inestimável que será lembrado por muitos e que continua a influenciar a publicidade até hoje.