A Morte de Washington Olivetto
Washington Olivetto, reconhecido como um dos maiores publicitários do Brasil, faleceu no último domingo, dia 13 de outubro, aos 73 anos. Sua morte foi confirmada por sua assessoria de imprensa.
Início da Carreira
Nascido em 1951, na cidade de São Paulo, Olivetto era filho de imigrantes italianos. Começou sua trajetória na publicidade ao ingressar no curso da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) aos 17 anos. Apenas um ano depois, ele já estava atuando como redator publicitário e ganhou seu primeiro Leão de Bronze no Festival de Cannes com um comercial para a Deca.
Principais Criações e Contribuições
Olivetto foi responsável por várias campanhas icônicas ao longo de sua carreira. Entre suas criações mais memoráveis, destacam-se:
- O “garoto Bombril” em 1978.
- O movimento “Democracia Corinthiana”, que ajudou a desenvolver enquanto era vice-presidente do Corinthians em 1981.
- Os famosos comerciais “O Primeiro Sutiã” para Valisère e “Hitler” para a Folha de S.Paulo, ambos incluídos na lista dos 100 melhores comerciais de todos os tempos, segundo Bernice Kranner.
Ele também se tornou sócio de uma agência suíça, que posteriormente se transformou em W/Brasil, uma das agências mais premiadas do mundo.
Reconhecimentos e Prêmios
Ao longo de sua trajetória, Washington Olivetto acumulou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes e foi distinguido duas vezes como o publicitário do século pela Associação de Agências Latino-Americanas. Em 2001, ele foi o primeiro latino-americano a conquistar o Grand Prix do Clio com o comercial “A Semana” para a revista Época.
Além disso, recebeu homenagens como o Clio Lifetimes Achievement Award em 2014 e uma homenagem da escola de samba Gaviões da Fiel em 2013.
Eventos Pessoais Marcantes
No final de 2001, Olivetto enfrentou um momento difícil ao ser sequestrado por 53 dias em São Paulo. Este evento impactou sua vida e carreira, mas ele continuou deixando uma marca indelével na publicidade.