Desabamento em Beirute
No dia 22 de outubro, testemunhas registraram imagens de um prédio desabando na região de Ghobeiry, localizada ao sul de Beirute, como resultado de um ataque com mísseis.
A agência de notícias Reuters confirmou a localização dos prédios, árvores e o mapa da área, comparando-os com imagens de satélite e registros anteriores. A data do incidente foi verificada através dos metadados da fonte original.
Na manhã do mesmo dia, o exército israelense fez um alerta nas redes sociais, orientando os moradores de Ghobeiry a evacuarem os prédios. Os militares informaram que estavam tomando medidas contra instalações do grupo Hezbollah.
Entendendo a Escalada de Conflitos no Oriente Médio
O ataque de mísseis do Irã a Israel, ocorrido em 1º de outubro, iniciou uma nova fase do conflito na região do Oriente Médio. No confronto, de um lado está Israel, apoiado pelos Estados Unidos, enquanto do outro lado se encontra o que é conhecido como o Eixo da Resistência, que recebe suporte financeiro e militar do Irã e inclui diversos grupos paramilitares.
Fronteiras de Conflito
Atualmente, há sete frentes de conflito abertas:
- República Islâmica do Irã;
- Hamas, na Faixa de Gaza;
- Hezbollah, no Líbano;
- governo da Síria e suas milícias;
- Houthis, no Iémen;
- grupos xiitas no Iraque;
- diversas organizações militantes na Cisjordânia.
Israel está presente com tropas em três dessas frentes: Líbano, Cisjordânia e Faixa de Gaza. Em relação às outras quatro, o país vem realizando bombardeios aéreos.
Operações Militares de Israel
O Exército israelense iniciou uma “operação terrestre limitada” no Líbano no dia 30 de setembro, após a morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em um ataque ao seu quartel-general nos subúrbios de Beirute. As Forças de Defesa de Israel afirmaram que eliminaram praticamente toda a cadeia de comando do Hezbollah em bombardeios que ocorreram nas semanas subsequentes.
No dia 23 de setembro, o Líbano enfrentou o dia mais letal desde a guerra de 2006, com mais de 500 vítimas fatais. Além disso, ao menos dois adolescentes brasileiros foram confirmados como mortos nos ataques, levando o Itamaraty a condenar as hostilidades e a pedir o fim dos confrontos.
Repatriação de Brasileiros e Conflito na Cisjordânia
Com a intensificação dos conflitos, o governo brasileiro anunciou uma operação para repatriar cidadãos brasileiros no Líbano. Na Cisjordânia, os militares israelenses têm se empenhado em desarticular grupos que se opõem à ocupação israelense.
Conflito na Faixa de Gaza
Na Faixa de Gaza, Israel está focado em erradicar o Hamas, o qual foi responsável por um ataque em 7 de outubro que resultou em mais de 1.200 mortes, segundo dados do governo israelense. Até agora, as operações israelenses já causaram a morte de mais de 40 mil palestinos, de acordo com o Ministério da Saúde do enclave controlado pelo Hamas.
Recentemente, o líder do Hamas, Yahya Sinwar, foi morto pelo Exército israelense em 16 de outubro, na cidade de Rafah.