Inscrições para o Curso de Extensão em Educação Especial
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE) estão oferecendo um total de 10 mil vagas gratuitas para o curso de extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O número de vagas está dividido igualmente, sendo 5 mil para cada instituição. As inscrições para o curso estarão abertas a partir do dia 23 de outubro e vão até 10 de novembro, podendo ser feitas pela internet.
Quem Pode se Inscrever?
O curso é voltado para professores da educação básica, tanto da rede pública quanto da privada. Também podem se inscrever:
- Professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE);
- Professores que trabalham, mesmo que indiretamente, com estudantes em sala de aula;
- Educadores que atendem a estudantes com deficiência, transtornos de desenvolvimento e superdotação.
Detalhes do Curso
A formação ocorrerá entre fevereiro e abril de 2025, totalizando uma carga horária de 120 horas. O curso está dividido nos seguintes módulos:
- Direitos humanos, diversidade e educação inclusiva;
- Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva;
- Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas;
- Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola.
A proposta é capacitar os educadores a desenvolverem práticas pedagógicas inclusivas, que estejam alinhadas às políticas de Educação Especial e que respeitem as pluralidades e singularidades do processo de ensino e aprendizagem. O curso também incentivará a criação de recursos que promovam a inclusão escolar.
Forma de Realização e Apoio
As aulas serão realizadas na plataforma LabTIME, da Universidade Federal de Goiás (UFG), com atividades que mesclam momentos síncronos e assíncronos. O suporte pedagógico será garantido por tutores especializados, que acompanharão os participantes ao longo do curso.
Infraestrutura Adicional
Embora o curso seja oferecido em formato online, os alunos de Pernambuco terão a opção de utilizar a infraestrutura de 32 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) localizados em todo o estado, garantindo acesso a computadores e internet.