Resgate de Homem à Deriva no Mar de Okhotsk
Um homem da Rússia foi resgatado após passar 67 dias à deriva em um pequeno barco em condições de frio extremo no Mar de Okhotsk, conforme informações das autoridades russas divulgadas nesta terça-feira (15).
Detalhes Sobre o Sobrevivente
O homem identificado como Mikhail Pichugin, de 46 anos, foi o único sobrevivente de uma provação que resultou na morte de seu irmão e de seu filho adolescente. A informação foi reportada pela mídia estatal russa, RIA Novosti.
Um vídeo do resgate, disponibilizado pelos promotores, mostra Pichugin flutuando em um catamarã, vestindo um colete salva-vidas laranja e com uma bandeira vermelha hasteada em um mastro. Os socorristas estavam em processo de alcançá-lo.
Contexto do Incidente
O Mar de Okhotsk, considerado o mar mais frio do Leste Asiático, é cercado pela Sibéria oriental e pela Península de Kamchatka. Suas águas costumam congelar entre outubro e março.
Os promotores informaram que Pichugin e outros dois homens, incluindo seu filho de 15 anos, saíram em busca de aventura no dia 9 de agosto. No entanto, ao longo do tempo, o contato com eles foi perdido.
O Resgate
Segundo a porta-voz do gabinete do promotor de transportes do extremo leste da Rússia, Elena Krasnoyarova, a localização do catamarã permaneceu desconhecida até que, em 14 de outubro, ele foi avistado por um barco de pesca perto do assentamento Ust-Khayryuzovo, na região de Kamchatka.
As autoridades estão investigando as circunstâncias que levaram ao incidente e as possíveis violações de segurança que resultaram na morte de duas ou mais pessoas por negligência.
Aspectos Relacionados à Sobrevivência
A esposa de Pichugin comentou que seu peso, que era de cerca de 100 kg, pode ter influenciado sua sobrevivência em meio à adversidade, já que ele e seus companheiros tinham suprimentos que deveriam durar aproximadamente duas semanas. Mesmo após tanto tempo, Pichugin foi encontrado e está “em estado grave, emaciado, mas consciente”, de acordo com o diretor da empresa de pesca que encontrou o catamarã.
Pichugin será levado para tratamento médico na cidade de Magadan, localizada no extremo leste da Rússia.