Morte de Washington Olivetto
O publicitário Washington Olivetto faleceu neste domingo, dia 13, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela sua assessoria de imprensa.
O Hospital Copa Star, onde Olivetto estava internado, emitiu uma nota lamentando sua morte e expressando solidariedade à família e amigos. Contudo, não foram divulgados mais detalhes sobre o falecimento.
Trajetória Profissional
Washington Olivetto tinha 73 anos e foi responsável por diversas campanhas publicitárias que marcaram a história do Brasil. Nascido em 1951, no bairro da Lapa, em São Paulo, Olivetto revelou em uma entrevista em 2008 que a inspiração para seguir a carreira publicitária veio de seu pai, que trabalhava como vendedor.
A sua jornada na publicidade começou cedo, aos 17 anos, quando iniciou o curso de publicidade na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), embora não tenha concluído. Ele começou a carreira profissional em 1969, aos 18 anos, como redator em uma agência de publicidade. Em 1974, conquistou seu primeiro Leão de Ouro.
Em 1986, Washington Olivetto se uniu a Javier Llussá Ciuret e Gabriel Zellmeister para fundar a agência W/Brasil.
Inovações e Criações Marcantes
Uma das características mais notáveis do trabalho de Olivetto era a sua musicalidade. Em campanhas para a Grendene Rider, ele utilizou as vozes de artistas como Jota Quest e, em várias ocasiões, de Tim Maia. Este último participou de campanhas icônicas com as músicas “Descobridor dos Sete Mares” e “Como Uma Onda”.
A agência também inspirou a canção de Jorge Ben Jor, intitulada “W/Brasil (Chama o Síndico)”, que é uma homenagem a Tim Maia e surgiu de uma conversa durante uma festa da empresa.
Olivetto é reconhecido por campanhas que alcançaram notoriedade internacional, como:
- Hitler (1989) – para a Folha de S.Paulo, que discutia como meias verdades podem manipular informações.
- Primeiro Sutiã (1987) – para a Valisère, que abordava tabus sobre puberdade e amadurecimento feminino.
Esses anúncios foram os únicos brasileiros selecionados pela jornalista norte-americana Berneci Kanner na lista dos 100 maiores comerciais da história.
Reconhecimento e Legado
Ao longo da sua carreira, Olivetto acumulou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, somente na categoria “Filmes”. Ele criou personagens icônicos, como o garoto Bombril, interpretado por Carlos Moreno, que se tornou o comercial mais longevo da história da propaganda mundial.
Outro sucesso foi a campanha do cachorrinho da Cofap, desenvolvida em 1994. Sua agência, a W/Brasil, chegou a ser uma das mais reconhecidas globalmente e, em 2010, uniu-se à americana McCann Erickson, formando a W/McCann, onde Olivetto atuou como presidente do conselho.
Olivetto também fez parte do movimento que fundou a Democracia Corinthiana em 1981, que desafiou a Ditadura Militar. Em 2013, foi homenageado pela Gaviões da Fiel em um desfile de Carnaval que retratava a história da publicidade brasileira.
Sequestro
Washington Olivetto passou por um momento dramático em sua vida ao ser sequestrado em 11 de dezembro de 2001. Ele ficou em cativeiro por 53 dias, até ser encontrado em um sobrado no Brooklin, em São Paulo. Durante o sequestro, os criminosos, liderados por um chileno, mantiveram contato com a família, exigindo um resgate milionário.
A libertação de Olivetto acontecer ocorreu após um apagão na região. Os sequestradores acreditaram que uma operação policial estava em andamento e decidiram abandonar o publicitário no local. Ao ouvir os gritos de socorro, uma vizinha chamou a polícia, resultando em seu resgate.
Todas as pessoas envolvidas no sequestro foram posteriormente presas.