Introdução
Em comemoração ao Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro, conheça a história da professora de história Myara Bino de Oliveira, que ensina para turmas do sexto e sétimo ano em Campinas, SP. Myara tem adotado métodos inovadores para engajar seus alunos ao longo das aulas.
Abordagens Inovadoras na Educação
Com o intuito de tornar o aprendizado mais dinâmico, a professora Myara utiliza diferentes estratégias que fogem do convencional. Ela aplica atividades práticas que estimulam a criatividade dos alunos, fazendo com que eles se sintam mais envolvidos.
- Aulas que abordam o mercantilismo transformam-se em peças teatrais, onde os alunos criam reinos fictícios e sistemas políticos.
- Os conteúdos sobre feudalismo são ilustrados por meio de jogos de xadrez, representando as ordens sociais da época.
- Jogos interativos sobre deuses romanos são criados para enriquecer o aprendizado.
- A música também é uma ferramenta utilizada para contextualizar os temas abordados.
Incentivo à Criatividade
A professora Myara acredita que o aprendizado deve ser divertido e que a criatividade pode despertar diferentes talentos e inteligências. Ela observa que alguns de seus alunos são músicos e, por isso, busca formas de integrar esses talentos nas aulas.
“Tentar cativar eles de uma forma diferente que possa incentivar é fundamental. Não quero que a aula seja apenas uma repetição de conteúdo,” afirma Myara.
Experiências Práticas no Ensino Médio
Myara teve a oportunidade de aplicar suas ideias em turmas do ensino médio, quando substituiu um professor em uma aula sobre o Tratado de Tordesilhas. O uso de pinturas fez com que os alunos se envolvessem ativamente no aprendizado.
“Eles estavam muito empenhados em produzir quadros sobre o Tratado e as Grandes Navegações. Foi um momento divertido e produtivo,” relembra a professora.
O Caminho para a Docência
A docente sempre sonhou em ser professora, mas não planejava seguir a carreira de história. Sua paixão pela disciplina surgiu durante a Olimpíada Nacional de História no final de sua trajetória escolar. Na faculdade, desenvolveu um desempenho que se refletiria em suas metodologias de ensino: um estudo sobre as sonoridades de São Paulo no ano da Semana de Arte Moderna de 1922.
“Analisava não apenas aspectos conteudistas, mas buscava despertar outros interesses nos alunos através de diversas inteligências,” conclui Myara.