Contaminação da Água e Seus Riscos
A contaminação da água tem sido uma preocupante questão de saúde pública em Pouso Alegre, Minas Gerais. Especialistas alertam que a água contaminada pode causar diversas doenças, incluindo leptospirose, disenteria e febre tifoide.
Investigação em Andamento
Recentemente, ambientalistas registraram o lançamento de esgoto em dois rios da cidade. Após as denúncias, a Polícia Militar de Meio Ambiente iniciou uma investigação sobre o caso, enquanto a prefeitura informou ter aberto uma Ação Civil Pública (ACP) para tratar da questão.
O tenente da Polícia Militar de Meio Ambiente, Daniel, comentou que a apuração da contaminação ainda está em curso e não há prazo definido para sua conclusão. Caso seja confirmada a responsabilidade pelo lançamento de esgoto, será registrado um boletim de ocorrência com base na legislação ambiental vigente. O tenente destacou:
“Com esse auto, ele pode chegar até 15 mil UFEMGs [Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais], ou aproximadamente R$ 80 mil, ou até mais, dependendo das agravantes ou das circunstâncias que incidirem sobre o caso.”
Riscos à Saúde
O esgoto pode conter diversos tipos de microorganismos prejudiciais à saúde, como bactérias, fungos, vírus e outros parasitas. Os sintomas mais comuns associados a contaminações incluem:
- Diarreia
- Febre
- Vômito
A mestre em Microbiologia, Angélica Adami, recomenda que, em caso de surgimento desses sintomas, a população procure imediatamente uma unidade de saúde. Ela enfatiza:
“O que a gente orienta é que logo procure o sistema de saúde para poder cuidar e fazer exames específicos, porque como é uma microbiota muito específica que está nesse contato, não só microrganismos, mas também agentes químicos, resíduos químicos, então pode ter várias doenças associadas.”
Ação da Prefeitura
A Prefeitura de Pouso Alegre também informou sobre uma Ação Civil Pública ajuizada em 2019 contra a Copasa, buscando responsabilizar a concessionária por falhas no sistema de esgotamento sanitário. O processo atualmente está em fase de produção de prova pericial e aguarda uma sentença.
Dessa forma, a contaminação dos rios e os problemas de esgoto na cidade geram preocupações tanto para a saúde da população quanto para o meio ambiente.