Incidente Polêmico no Grande Prêmio dos Estados Unidos
No último domingo (20), durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos em Austin, Texas, pilotos da Fórmula 1 manifestaram suas preocupações sobre a decisão de não penalizar Max Verstappen, da Red Bull, por uma ação controversa durante a corrida. Essa situação gerou discussões acaloradas entre os competidores.
O Que Aconteceu
Faltando apenas quatro voltas para o final da corrida, Lando Norris, da McLaren, acionou a manobra para ultrapassar Verstappen, mas saiu da pista e recebeu uma penalidade de cinco segundos. Enquanto isso, Verstappen também saiu da pista, mas não foi penalizado, apesar de ter empurrado Norris para fora.
De acordo com as regras atuais, Verstappen estava dentro do seu direito como piloto que defendia a posição, não sendo obrigado a ceder espaço para Norris em sua tentativa de ultrapassagem.
Preocupações dos Pilotos
Apesar de os comissários de corrida terem interpretado as regras corretamente, muitos pilotos, incluindo o heptacampeão Lewis Hamilton, compartilharam suas preocupações sobre a liberdade excessiva que os pilotos parecem ter ao avançar por dentro, independentemente de conseguirem ou não fazer a curva.
Hamilton descreveu essa situação como uma “área cinzenta” e sugeriu que ajustes nas regras são necessários. Ele também destacou a inconsistência nas decisões dos comissários, dependendo de quem está avaliando a situação. O piloto da Mercedes afirmou:
- “Você não deveria ser capaz de simplesmente lançar o carro para dentro e então sair e ainda manter a posição.”
Opiniões de Outros Pilotos
George Russell, colega de equipe de Hamilton, acredita que Verstappen aproveitou uma brecha nas regras e deveria ter sido punido. Enquanto isso, Verstappen, em busca de seu quarto título mundial consecutivo, terminou a corrida em terceiro lugar, mantendo sua liderança na classificação com cinco corridas restantes.
Resultados da Corrida
A corrida em Austin teve como vencedores Charles Leclerc e Carlos Sainz, ambos da Ferrari, que conquistaram o primeiro e o segundo lugares, respectivamente. Lando Norris ficou em quarto lugar.
Sainz pediu para que a FIA defina claramente os limites do comportamento agressivo por parte dos pilotos na defesa de posição, afirmando:
- “Isso muda a maneira como corremos.”
- “Max por correr aberto e Lando por ganhar uma posição fora da pista; ambos são culpados e essa situação precisa ser esclarecida.”