Acordo de Cooperação Militar entre Rússia e Coreia do Norte
Nesta quinta-feira, 24 de outubro, o Parlamento da Rússia confirmou a ratificação de um acordo de cooperação militar com a Coreia do Norte. De acordo com as autoridades russas, esse pacto é descrito como defensivo e pacífico, visando contrabalançar a intensificação militar dos Estados Unidos na região asiática.
Presença de Soldados Norte-Coreanos na Rússia
Recentemente, no dia 23, os Estados Unidos e a Otan divulgaram que imagens de satélite indicam a presença de soldados da Coreia do Norte em solo russo. Esses militares estariam supostamente passando por treinamentos destinados a atuar na guerra da Ucrânia.
Em resposta a esses desenvolvimentos, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou em entrevista à imprensa que a existência dessas imagens é uma questão séria e, se elas realmente existem, isso indica algo relevante.
Reações e Implicações do Acordo
- A Ucrânia relatou que cerca de 12 mil soldados da Coreia do Norte estão posicionados na fronteira com a Rússia.
- Deputados russos expressaram apoio ao tratado de defesa mútua com a Coreia do Norte, em meio à polêmica sobre o envio de tropas.
- Os EUA e a Otan reforçaram suas alegações, afirmando ter evidências da presença de militares norte-coreanos na Rússia.