Pacote de Estímulo da Economia Chinesa
O Banco do Povo da China (PBoC, em inglês) anunciou um pacote de estímulo à economia em setembro, o que pode resultar em uma revisão positiva nas expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2025. Entretanto, de acordo com um comunicado da S&P Global Ratings (S&PGR), essa ação não trará um impacto significativo imediado.
Expectativas para o PIB
Louis Kuijs, economista-chefe para a Ásia-Pacífico, comentou que “a ação deve ajudar a melhorar a confiança na economia e no mercado imobiliário, elevando nossas previsões de PIB para cima. Contudo, não aguardamos um efeito muito pronunciado”.
Análise do Pacote de Medidas
O documento da S&PGR foi elaborado após debate entre analistas especializados em áreas estratégicas da economia chinesa, como:
- Macroeconomia
- Bancos
- Mercado imobiliário
Durante essas discussões, foram abordadas questões frequentes sobre o pacote de medidas, que oferece condições de crédito mais favoráveis para empréstimos hipotecários e reduz a taxa mínima de entrada para a aquisição de segundas residências.
Recuperação de Demanda e Lucros
Em relação à possibilidade de que essas medidas possam estimular uma recuperação robusta da demanda por commodities e aumentar os preços, a analista de crédito Annie Ao afirmou que “é muito cedo para dizer que a tendência de baixa do setor foi revertida”.
Ela também destacou que ainda não é possível avaliar se os “lucros poderão se recuperar de forma sustentável para indústrias com excesso de capacidade”.