Novas Esculturas em Santos
Recentemente, a cidade de Santos, localizada no litoral de São Paulo, recebeu duas novas esculturas em homenagem aos ciclistas e motociclistas. Essas obras estão situadas na praça que, em breve, será nomeada ‘Duas Rodas’, no cruzamento das avenidas Rei Alberto I e General San Martin, na região da Ponta da Praia. A inauguração está programada para novembro.
Projeto de Revitalização da Praça
A instalação das esculturas, que ocorreu na quarta-feira (16), faz parte da fase final de um projeto maior iniciado em maio, visando a revitalização da praça. O espaço possui 706,50 m² e já foi equipado com:
- Novas calçadas
- Guias e sarjetas
- Jardins
- Iluminação reforçada
- Projeto paisagístico
As esculturas são confeccionadas em fibra de vidro e foram instaladas sobre uma base de concreto revestido em granito. Elas estão posicionadas nas extremidades da praça, voltadas para a Avenida Rei Alberto I. Na base das esculturas, serão gravados cerca de 60 nomes em homenagem aos atletas campeões da cidade.
Detalhes das Esculturas
A escultura que representa o motociclismo apresenta a figura de um piloto em cima de uma moto invisível, com as rodas expostas. Com 1,51 m de altura e 2,31 m de largura, a peça é feita na cor bronze. O design é de responsabilidade do artista italiano Galileo Emendabile, conhecido por suas obras, incluindo os monumentos Obelisco e Duque de Caxias, em São Paulo.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), esta escultura é uma réplica do troféu Real Console Generale D’Italiadi San Paolo, conquistado em 1937 pelo piloto santista Luiz Bezzi, que foi campeão brasileiro sete vezes e venceu mais de 140 provas. Essa tradição fez de Santos a ‘capital do motociclismo brasileiro’ na época.
Escultura em Homenagem aos Ciclistas
A escultura dedicada ao ciclismo possui uma pintura de cromo, com 1,51 m de altura e 1,50 m de largura. Sua inspiração veio de uma peça decorativa encontrada em uma revendedora de veículos no bairro do Gonzaga. Ambas as esculturas estão localizadas sobre uma faixa de asfalto preto, que simula uma pista de corrida.
Investimento e Execução das Obras
A execução das obras ficou a cargo da empresa Tecnocortes Construções e Serviços Ltda, vencedora da licitação. O custo total do projeto foi de R$ 455,7 mil, financiados pelo programa do governo federal, Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), administrado pela Caixa Econômica Federal.