Rotina Sem Energia
Desde a última sexta-feira (11), a aposentada Lucilene Ferraz, de 55 anos, tem lidado com a falta de energia em sua residência, localizada na Vila Erna, na zona sul de São Paulo. A situação se agravou após uma forte chuva que ocorreu na noite de sexta-feira, deixando seu prédio sem eletricidade por mais de 64 horas.
Lucilene mora no quinto andar de um edifício de treze andares, junto com sua mãe idosa. Devido à ausência de energia, as bombas que levam água até os apartamentos pararam de funcionar, obrigando os moradores a percorrer as escadas para conseguir baldes de água.
Dificuldades Diárias
A moradora relatou que o prédio dispõe apenas de um pequeno gerador, que funciona de forma limitada para iluminar as escadas em determinados horários:
- Das 6h às 10h
- Das 18h às 22h
“Tenho que descer com a vela na mão para buscar água”, explica. Sua mãe, de 86 anos, não consegue descer as escadas, o que faz com que Lucilene realize essa tarefa diversas vezes ao dia para garantir água para higiene pessoal e limpeza da casa.
Perdas Alimentares
Com a geladeira desligada, Lucilene se viu obrigada a comprar sacos de gelo e caixas de isopor para preservar os alimentos, mas, após horas sem eletricidade, o gelo derreteu e diversos pratos preparados acabaram estragados. Verduras e hortaliças também foram perdidas. Um dos relatos de sua situação destaca:
“As pessoas não aguentam mais tanta sujeira, falta de água e comida estragando. Está horrível”.
Situação Sem Previsão de Solução
O Procon-SP notificou a Enel, a empresa responsável pelo fornecimento de energia, a prestar esclarecimentos sobre as medidas temporárias que estão sendo tomadas para restabelecer o serviço. A concessionária deve apresentar um retorno em até 48 horas.
Os consumidores afetados podem também exigir da empresa compensações por danos financeiros. Apesar das tentativas de esclarecer a situação, a Enel não respondeu sobre a falta de energia na Vila Erna e não ofereceu uma previsão de retorno do fornecimento.
Em uma atualização recente, a empresa informou que cerca de 537 mil clientes ainda estavam sem luz no estado, com aproximadamente 354 mil apenas na capital.