Nomeação de Nova Ministra Interina
A Presidência do Equador anunciou nesta quarta-feira (9) que o presidente Daniel Noboa designou Inés Manzano, atual ministra de Ambiente, como ministra interina de Energia e Minas. Essa mudança ocorre em meio a uma grave crise energética que atinge o país sul-americano.
Substituição e Contexto da Crise
Inés Manzano substituirá Antonio Gonçalves, que atuou como ministro de Energia até a manhã desta quarta-feira. A renúncia de Gonçalves foi motivada por sua recente declaração em rede nacional, onde anunciou a ampliação dos horários de apagões em decorrência da situação crítica do setor energético.
Novos Apagões no País
Os apagões, que afetarão a população, podem durar até 10 horas diárias. No entanto, algumas indústrias terão um horário diferenciado para cumprir suas cotas de economia, com o objetivo de minimizar o impacto da crise.
Agradecimentos e Foco em Sustentabilidade
A presidência equatoriana expressou seu agradecimento pela gestão de Gonçalves. Inés Manzano, agora como ministra interina, terá a responsabilidade de implementar projetos que visem à sustentabilidade do sistema energético do país.