Queda nos Lucros da Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz anunciou uma intensificação nos cortes de custos, devido à queda significativa em seus lucros durante o terceiro trimestre. Os lucros da montadora foram reduzidos pela metade, impactados pela fraca demanda no mercado e pela forte concorrência na China.
Comentários do Diretor Financeiro
O diretor financeiro da empresa, Harald Wilhelm, declarou que os resultados apresentados não estavam de acordo com as expectativas da companhia. Ele informou que a empresa seguirá com um programa de cortes de custos, que será “mais rigoroso e mais duro”.
Histórico dos Cortes de Custos
Desde 2020, a Mercedes-Benz está implementando um plano que visa reduzir os custos em 20% até 2025, comparando com os resultados de 2019. De acordo com Wilhelm, 15% a 16% desse objetivo já foi alcançado.
Desempenho da Divisão de Automóveis
No terceiro trimestre, o retorno ajustado sobre as vendas da divisão de automóveis da Mercedes caiu para 4,7%, em comparação aos 12,4%% do ano anterior. Este foi o pior desempenho desde o início da pandemia, resultando em uma queda superior a 50% nos ganhos da unidade, ficando abaixo das expectativas dos analistas.
Margem de Lucro e Mercado Chinês
A montadora também revisou para baixo sua previsão de margem de lucro para o ano, em meio a uma tendência crescente entre montadoras europeias que atribuem a queda nos lucros e margens à desaceleração do mercado chinês.
Apelo da Union Investment
A Union Investment, uma das principais investidoras da Mercedes, solicitou uma mudança na estratégia da empresa, afirmando que não há mais espaço para 2 milhões de carros de luxo no mercado. O gerente de portfólio, Moritz Kronenberger, defendeu a necessidade de ajustar a estratégia da montadora às novas condições do mercado e à concorrência surgida na China.