Tragédia em Petrolina
Um incidente trágico ocorreu em Petrolina, onde uma criança foi encontrada morta no canal principal do Projeto N-1, localizado no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho. O corpo da vítima, que tinha apenas 8 anos de idade, foi descoberto na terça-feira, dia 15.
Investigação Policial
A Polícia Civil está à frente das investigações para esclarecer as circunstâncias da morte. O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina.
A posição da Codevasf
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) manifestou solidariedade à família e à comunidade afetada pelo ocorrido. A Companhia também informou que está acompanhando as investigações e destacou a importância de cuidados ao redor dos canais de irrigação.
Informações sobre o caso
- A criança tinha 8 anos;
- Estava caminhando à margem do canal, acompanhada por filhotes de cachorro;
- Um trabalhador que estava no local presenciou o acidente e tentou resgatar a criança com a ajuda de outra pessoa;
- Mesmo com tentativas de reanimação, a vítima não sobreviveu;
- O corpo chegou ao IML de Petrolina por volta do meio-dia.
Questões pendentes
Algumas perguntas ainda precisam ser respondidas, como:
- Como a criança caiu no canal?
- A criança estava sob a supervisão de algum adulto?
Acidentes recorrentes
Infelizmente, este não é um caso isolado. Em 2024, diversos acidentes semelhantes foram registrados nos canais irrigados da região, resultando em afogamentos e até mesmo veículos que caíram nas águas. Em abril deste ano, cinco pessoas perderam a vida quando um carro caiu em um canal na zona rural de Petrolina.
A Codevasf reiterou sua solidariedade e a necessidade de que a comunidade esteja atenta aos avisos e campanhas de segurança sobre os canais do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), que também ainda não se manifestou sobre o ocorrido.