A Situação da Liderança no Hamas
Atualmente, o Hamas ainda não selecionou um novo líder após a morte de Yahya Sinwar. Esta informação foi confirmada por Mousa Abu Marzouk, vice-chefe do gabinete político do Hamas, durante sua visita à Rússia na quinta-feira, 24.
Processo de Escolha do Novo Líder
Em uma entrevista à mídia estatal russa, Marzouk esclareceu que, apesar das discussões em andamento, a escolha do novo líder ainda não foi finalizada. Ele afirmou: “Ainda não, ainda estamos em discussões”. Assim que o novo líder for definido, o Hamas fará o anúncio oficial.
Liberação de Reféns
Durante seu encontro com Mikhail Bogdanov, vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Marzouk abordou também a questão dos reféns. Ele destacou que os dois cidadãos russos atualmente mantidos em Gaza seriam libertados primeiro em qualquer possível troca de prisioneiros, como um gesto positivo em relação a Moscou.
Detalhes sobre os Reféns
Os reféns em questão são Alexandre Troufanov e Maxim Herkin, que são soldados israelenses. Marzouk mencionou que eles poderiam ser trocados por prisioneiros palestinos que se encontram sob custódia em território israelense, caso um acordo de troca seja alcançado no futuro.