Perspectivas do Setor de Previdência Complementar
Jarbas Di Biagi, diretor-presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), comentou em um evento recente que o setor está buscando investir na economia real. No entanto, ele ressaltou que é necessário ter garantias para que isso ocorra.
Reunião de Atores do Setor
A declaração foi feita durante o 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada, que acontece em São Paulo entre 16 e 18 de outubro. O evento reúne os principais representantes do setor e discute as direções futuras da previdência complementar.
Concentração em Renda Fixa
Atualmente, por conta da alta taxa Selic, muitos fundos de pensão estão concentrando seus investimentos em títulos públicos, que oferecem segurança, rentabilidade e liquidez. No primeiro semestre de 2024, 81,4% da carteira de investimentos estava alocada em renda fixa.
Di Biagi expressou a preocupação do setor em investir na economia real, afirmando: “Temos um compromisso com nossos participantes”. Para isso, estão desenvolvendo propostas em parceria com o BNDES e o governo, que incluem debêntures com garantias e rentabilidades comparáveis às de títulos públicos. A proposta garante o reembolso do valor investido caso a debênture não tenha um desempenho satisfatório.
Poder de Investimento dos Fundos Fechados
Os fundos de previdência fechada no Brasil possuem uma soma superior a R$ 1,3 trilhão, o que representa mais de 11% do PIB do país. Isso demonstra o grande potencial desse setor em contribuir para o aumento do investimento produtivo no Brasil. Atualmente, entre 12% e 13% da dívida pública brasileira é financiada por esses fundos.
Crescimento dos Planos Família
O crescimento do setor está sendo impulsionado, em grande parte, pelos planos conhecidos como “família”, onde os familiares dos beneficiários podem ser incluídos. Entre junho de 2023 e 2024, os ativos desses planos cresceram 34%. Até o final do primeiro semestre, esses produtos contavam com 132 mil participantes e cerca de R$ 2,1 bilhões em patrimônio.