Homenagem a Fernanda Torres
A atriz brasileira Fernanda Torres, de 59 anos, foi agraciada com uma homenagem no Critics Choice Awards durante uma cerimônia realizada na noite de terça-feira, dia 22, no Egyptian Theatre, em Los Angeles, EUA. Embora não tenha podido estar presente no evento, ela participou remotamente através de um vídeo, onde expressou seu agradecimento pelo prêmio.
Agradecimento e Reflexões
Iniciando suas palavras, Fernanda disse: “Primeiro de tudo, eu realmente gostaria de estar com vocês hoje à noite, mas infelizmente a vida não é justa. Eu estou lançando Ainda Estou Aqui no Brasil, então daqui, da minha cidade natal, eu gostaria agradecer profundamente a associação do Critics Choice por esse prêmio.”
Ela ainda compartilhou sua conexão com a cultura: “Para mim, isso é uma confirmação que sou parte da cultura que me moldou, de Gabriel García Márquez a Jorge Luis Borges, Iñárritu, Ricardo Darín, Carmen Miranda e Frida Kahlo. Nós brasileiros, às vezes, não nos sentimos parte, porque não falamos espanhol. Nós falamos português, mas isso é uma confirmação.”
História Familiar e Contexto
Fernanda também refletiu sobre sua trajetória familiar, mencionando que seria inevitável tornar-se atriz e escritora em um ambiente artístico. Ela rememorou sua infância nas coxias do teatro, assistindo a seus pais, Fernanda Montenegro e Fernando Torres, no palco.
Ela compartilhou lembranças da época da ditadura, descrevendo o medo que seus pais enfrentavam devido à censura: “Eu me lembro na época da ditadura o medo que eles tinham de censura, porque o lugar poderia ser fechado um dia antes da abertura. Eles tinham ameaças de bomba e tiroteio no teatro. Era estranho, horrível.”
Fernanda ainda fez uma comparação entre as dificuldades enfrentadas por sua família e as de Eunice Paiva, personagem interpretada por ela no filme: “Mas eles nunca foram torturados ou assassinados como o patriarca da família Paiva. As dificuldades de Eunice Paiva, essa mulher maravilhosa que eu tive a honra de interpretar, eram as mesmas dos meus pais, de toda uma geração para o retorno de uma democracia no Brasil.”
Sobre o Filme “Ainda Estou Aqui”
Fernanda concluiu refletindo sobre a mensagem do filme: “Ainda Estou Aqui não é um filme sobre o passado. É estranhamente e tristemente sobre o presente. Uma reflexão sobre a normalização da violência do Estado. A dignidade, a força e a perseverança de Eunice Paiva nos levou ao filme e sinto que agora sou uma atriz diferente depois do filme.”
Sinopse do Filme
A trama do filme Ainda Estou Aqui é inspirada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, retratando a história de sua família. Ambientado no Rio de Janeiro dos anos 1970, o filme narra a vida dos Paiva, onde um ato de violência irá alterar para sempre o destino de todos. Eunice precisará se reinventar e encontrar um novo caminho para ela e seus filhos.
Elenco de “Ainda Estou Aqui”
- Fernanda Torres
- Selton Mello
- Fernanda Montenegro
- Maeve Jinkings
- Valentina Herszage
- Antonio Saboia