Aniversário de Fernanda Montenegro
A renomada atriz Fernanda Montenegro, uma das mais importantes figuras da atuação no Brasil, celebra seus 95 anos nesta quarta-feira, dia 16. Ao longo de seus 80 anos de carreira, ela conquistou diversos prêmios e desempenhou papéis marcantes, tornando-se uma referência no cinema e na televisão brasileira.
Início da Carreira
Nascida e criada no bairro de Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro, Fernanda começou sua trajetória profissional aos 15 anos, ao vencer um concurso que a fez locutora da rádio MEC. Sua estreia nos palcos aconteceu em 1950, quando atuou na peça “Alegres Canções nas Montanhas” ao lado de seu esposo, Fernando Montenegro. Em 1951, ela foi a primeira atriz contratada pela TV Tupi no Rio.
Contribuições ao Cinema e à Televisão
Desde então, Fernanda Montenegro consolidou seu espaço entre as principais atrizes do Brasil, sendo a única a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz por sua memorável performance em “Central do Brasil”, filme de 1998. Ela também é detentora de um Emmy pela atuação em “Doce Mãe”, além de ter conquistado diversos prêmios por seu trabalho em telenovelas como “Guerra dos Sexos” e “Belíssima”.
Cinco Atuação Premidas
1. Guerra dos Sexos – 1983
Nesta novela escrita por Sílvio de Abreu e Carlos Lombardi, com direção de Jorge Fernando e Guel Arraes, a historia gira em torno da disputa entre os primos Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran). Os dois se envolvem em uma competição que determina quem ficará à frente da presidência das lojas da família.
A atuação de Fernanda foi elogiada, especialmente em cenas cômicas como a em que joga comida com Paulo Autran durante uma refeição, garantindo a ela o Prêmio de Melhor Atriz do Troféu APCA e o Troféu Imprensa.
2. Central do Brasil – 1998
Em “Central do Brasil”, Fernanda Montenegro recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Atriz. O filme, dirigido por Walter Salles, conta a história de uma professora que ajuda um garoto a encontrar seu pai após a morte de sua mãe. Embora não tenha ganho os prêmios mais renomados, ela conquistou o prêmio de Melhor Atriz em várias premiações, incluindo o Festival de Berlim.
3. Belíssima – 2005
Na novela “Belíssima”, novamente escrita por Sílvio de Abreu, Fernanda interpretou Bia Falcão, uma vilã rica que se destaca por cenas marcantes, como sua fuga para Paris após uma série de crimes. Sua performance rendeu a ela os prêmios de Melhor Atriz em Televisão no Troféu APCA e no Prêmio Contigo! de TV.
4. A Dama do Estácio – 2012
Neste curta-metragem, uma releitura da obra “A Falecida”, Fernanda revive o papel da prostituta Zulmira, que lida com o tormento de sua mortalidade. Pela performance, a atriz conquistou prêmios em diversos festivais internacionais, incluindo o Brazilian Film Festival of Toronto e o Festival de Brasília.
5. Doce Mãe – 2013
Inicialmente planejado como um especial de fim de ano, “Doce Mãe” se transformou em uma das produções mais queridas da televisão. No filme, Fernanda interpretou Dona Picucha, uma idosa de Porto Alegre. Sua atuação foi reconhecida com um Emmy Internacional de Melhor Atriz, e o projeto ganhou vida como uma série, rendendo uma nova indicação ao Emmy para Fernanda.