Exposição “Constituinte do Brasil Possível”
No Centro Cultural dos Correios, localizado no Centro do Rio de Janeiro, está em cartaz a exposição “Constituinte do Brasil Possível”. Este projeto reúne obras de vários artistas que exploram uma identidade nacional para o Brasil, enfatizando a inclusão e o respeito à diversidade. A ideia central da mostra é refletir sobre como seria a sociedade brasileira caso, no dia seguinte à abolição da escravatura, as pessoas negras e pardas fossem vistas como protagonistas nos debates políticos, sociais e culturais do país.
Reflexão sobre o dia após a abolição
A cineasta Mariana Luiza, uma das idealizadoras e curadoras do projeto, destaca que a proposta é imaginar um Brasil onde, a partir de 14 de maio de 1888, todos tenham direitos iguais e cidadania plena. “Vamos trazer todas as pessoas, sejam povos originários ou negros, para pensarmos sobre que país realmente queremos construir”, comenta Mariana.
Materiais Históricos e Arte Contemporânea
A exposição também resgata materiais de arquivo, incluindo fotografias raras do fotógrafo paulista Militão Augusto, que documentam a realidade da época. O artista plástico Airá Ocrespo, que exibe a obra “O Banquete de Ilu-Aiê”, reflete sobre a importância da representatividade: “A Constituinte é um momento de negociação, onde as partes precisam ser representadas. Imaginar a participação efetiva das pessoas negras e intelectuais deste período é fundamental para sermos ouvidos”.
Educação Antirracista
Além da exposição, um site foi criado para complementar o projeto. Essa plataforma disponibiliza conteúdos educativos que abordam a luta antirracista desde o século 13 até eventos contemporâneos, como a Marcha de Mulheres Negras de 2015. Thula Pires, professora de Direito Constitucional da PUC-Rio e também idealizadora da mostra, afirma: “Queremos estimular o imaginário de que podemos, todos os dias, discutir e lutar por uma Constituição que realmente represente a diversidade do nosso país”.
Informações da Exposição
- Curadoria: Yago Lima, Mariana Luiza, Ana Flávia Magalhães e Thula Pires
- Local: Centro Cultural Correios (R. Visconde de Itaboraí, 20, Centro)
- Data: Em cartaz até 30 de novembro
- Horário: De terça a sábado, das 12h às 19h
- Entrada: Gratuita