Prisão do Ex-Prefeito de São Carlos
Élio Pedro Hoss Godoy, que foi prefeito de São Carlos, localizado no Oeste de Santa Catarina, foi detido na última quinta-feira (17) após permanecer foragido por oito meses. Ele estava sendo procurado desde fevereiro em razão de uma condenação definitiva por crimes de responsabilidade.
Confirmação da Prisão
A informação sobre sua prisão foi divulgada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). O órgão cumpriu o mandado de prisão, mas não divulgou os detalhes sobre o local onde Godoy foi detido.
Histórico Político
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Godoy ocupou o cargo de prefeito da cidade, que conta com cerca de 10 mil habitantes, no período de 2005 a 2008, sendo reeleito em 2009. Em ambas as eleições, ele representou o antigo PMDB, atualmente conhecido como MDB.
Penas e Crimes Condenatórios
Godoy foi condenado a uma pena de 8 anos e 4 meses de reclusão, com regime inicial semiaberto. As condenações são referentes aos seguintes crimes:
- Artigo 1º, II do Decreto-Lei n. 201/67: crime de responsabilidade de prefeito municipal, envolvendo a utilização indevida de bens, rendas ou serviços públicos;
- Artigo 316, caput: concussão, que consiste em exigir, para si ou para outrem, vantagem indevida, direta ou indiretamente, em razão da função pública;
- Artigo 339, caput: denunciação caluniosa, de acordo com ações penais movidas pela Promotoria de Justiça da Comarca de São Carlos.
Atuação do Gaeco
O Gaeco foi solicitado pela Promotoria de Justiça da Comarca de São Carlos para ajudar no cumprimento do mandado de prisão de Godoy. De acordo com a instituição, uma série de diligências foi realizada pela força-tarefa até que o ex-prefeito fosse localizado.
Para mais informações sobre outros casos relacionados à lei e justiça em Santa Catarina, continue acompanhando as últimas notícias.