Infraestrutura Portuária em Santa Catarina
O governo de Santa Catarina, junto com portos e empresas do setor, está se preparando para receber navios de grande porte, capazes de medir até 400 metros. Essa atualização é necessária para alinhar os portos catarinenses às realidades observadas em países como China e Coreia do Sul, que são referências na área portuária.
Benefícios e Necessidades de Investimento
A ampliação das estruturas portuárias é essencial para alcançar ganhos de escala, permitindo um transporte mais eficiente. Isso pode resultar em:
- Maior Competitividade: Redução nos custos operacionais.
- Menos Congestionamentos: Diminuição do tempo de espera nos portos.
- Impactos Ambientais Reduzidos: Melhoria nas práticas de sustentabilidade.
Entretanto, para que esses benefícios se concretizem, é necessário um investimento em infraestrutura, especialmente em aumento da profundidade dos portos.
Desafios do Complexo Portuário do Rio Itajaí
Egídio Martorano, presidente da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), enfatiza a importância de melhorias nos acessos marítimos e terrestres para facilitar a operação de navios maiores. Um foco especial é a ampliação da bacia de evolução e dos canais do complexo portuário do Rio Itajaí, onde navios de até 400 metros terão que ser suportados.
Investimentos e Obras Necessárias
Ivan Amaral, secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, destaca que uma das prioridades do governo é a dragagem do canal de entrada da Baía da Babitonga, um projeto estimado em R$ 300 milhões. Sem essa obra, a entrada de navios maiores de 300 metros se tornará inviável.
Crescimento dos Portos em Santa Catarina
O governo de Santa Catarina também está considerando ampliações em diversos portos:
- São Francisco do Sul: Conversas em andamento para ampliação.
- Imbituba: Oporto conta com um projeto de ampliação.
- Laguna: Projeto contratado para desobstruir a barra.
Atualmente, portos como Itapoá e Navegantes estão aptos para receber navios com tamanho entre 366 e 400 metros, enquanto outras localidades, como Imbituba e São Francisco, deverão completar suas ampliações para também atender essa demanda.
Porto de Imbituba e Portonave
O Porto de Imbituba planeja investir cerca de R$ 50 milhões em obras ao longo de 2024, com diversas ações em andamento. Uma das grandes obras recentes foi a do Cais 3, que teve um investimento total de R$ 92 milhões.
A Portonave, responsável pelo Porto de Navegantes, está realizando obras significativas no cais. O projeto, que está em duas fases, já conta com 20% de andamento e tem previsão de conclusão para o primeiro trimestre de 2026. A Portonave se destaca pela produtividade e está investindo R$ 1 bilhão em melhorias, que incluem a instalação de equipamentos de maior capacidade de carga.
Projeções Futuras
A segunda etapa da Bacia de Evolução é uma das obras mais esperadas pela Portonave, já que atualmente existe uma limitação para receber navios de até 350 metros. A conclusão dessa etapa é vista como crucial para ampliar a capacidade do Porto e atender navios de até 400 metros.