A Importância do Dever de Casa na Educação
O dever de casa é um tema que gera opiniões diversas entre educadores, pais e alunos. Enquanto para alguns ele representa um desafio, para outros é um componente essencial no aprendizado. A discussão sobre sua relevância se intensifica, especialmente em um cenário onde a escola integral ainda não é uma realidade para a maioria dos estudantes brasileiros.
Perfil do Dever de Casa Ideal
Especialistas afirmam que, em um modelo educacional ideal, como o da escola integral, o dever de casa poderia ser dispensável, uma vez que os alunos já estariam absorvendo o conteúdo nas longas horas dentro da escola. No entanto, enquanto esse modelo não se torna universal, é crucial que a tarefa de casa respeite certas diretrizes:
- Não seja repetitiva;
- Estimule a criatividade e a curiosidade;
- Promova o raciocínio crítico;
- Seja explicada previamente em sala para garantir que a criança possa realizá-la de forma autônoma;
- Deve oferecer prazer e não ser excessivamente demorada;
- Precisa ser realizada em um ambiente adequado para minimizar a distração.
Desafios para a Realização do Dever de Casa
A lição de casa pode ser um importante instrumento de desenvolvimento para as crianças, mas muitos alunos enfrentam dificuldades em realizá-las. Segundo o professor de psicologia educacional da Unicamp, Sérgio Leite, o apoio de um adulto é fundamental, especialmente no ensino fundamental, em que as crianças estão construindo uma relação afetiva com a escola.
Leite observa que não existe um consenso sobre a necessidade do dever de casa. Enquanto muitos educadores da rede pública acreditam que a tarefa é essencial para o desenvolvimento de hábitos de estudo e responsabilidade, outros críticos acreditam que isso pode perpetuar desigualdades, especialmente entre alunos de diferentes contextos socioeconômicos, onde o apoio familiar varia.
Contribuições para o Desenvolvimento de Competências
Angela Luiz Lopes, mestre em Educação e coordenadora pedagógica, argumenta que a questão do dever de casa deve ser discutida em reuniões de pais, uma vez que os responsáveis têm um papel importante em ajudar os filhos a organizar o espaço e os materiais necessários.
Ela ressalta que, com as mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o foco do ensino mudou de uma abordagem baseada em conteúdos para um modelo que enfatiza o desenvolvimento de competências e habilidades.
Além disso, Lopes propõe a revisão do formato de agrupamento dos alunos em sala, incentivando um ambiente que favoreça a interação e a troca de ideias, como atividades em grupos ao invés de uma mera disposição em filas.
Frequência e Correção do Dever de Casa
Os especialistas recomendam que o dever de casa tenha uma frequência diária, mas que o tempo de entrega seja flexível para permitir que os alunos tenham um espaço adequado para concluir as tarefas. Por exemplo, uma tarefa dada na segunda-feira pode ser entregue até quarta ou quinta-feira, e assim por diante.
A correção imediata das tarefas também é crucial. Lopes aponta que começar a aula revisando o que foi feito em casa é essencial para reforçar a importância dessas atividades no processo de aprendizado.
A Importância da Comunicação entre Escola e Famílias
É fundamental que as famílias se mantenham atentas a qualquer sinal de resistência ou insatisfação dos filhos com o dever de casa e que estabeleçam um diálogo aberto com a escola. Da mesma forma, os professores devem buscar essa comunicação se perceberem uma adesão baixa às tarefas.
Equilíbrio na Quantidade de Deveres
Os pais apresentam perspectivas variadas sobre a quantidade de dever de casa. Enquanto alguns consideram que deveria haver mais tarefas para reforçar o aprendizado, outros acreditam que a carga é excessiva e compromete o tempo destinado ao lazer e a outras atividades do cotidiano.
O advogado carioca Marcelo Almeida, por exemplo, busca mais deveres para garantir que seu filho estude, enquanto a advogada Mylene Brasil se preocupa com a sobrecarga que seu filho enfrenta, que acarretaria em pouco tempo disponível para brincar ou realizar atividades esportivas.
O Futuro do Dever de Casa
Sérgio Leite também enfatiza que a questão do dever de casa deve ser reavaliada com a implementação da política de escola integral, prevista na meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que objetiva oferecer educação em tempo integral em pelo menos 50% das escolas públicas. Até que isso aconteça, é necessário que as tarefas sejam pensadas de modo a engajar os alunos e respeitar suas limitações.
Uma pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo destacou que 85% dos responsáveis intervêm de alguma forma nas atividades escolares, evidenciando a importância do envolvimento familiar na aprendizagem dos estudantes.