Desempenho da Enel no Restabelecimento de Energia
O desempenho da Enel na recuperação da energia após o apagão que ocorreu na última sexta-feira (11) apresentou resultados inferiores ao blecaute de novembro de 2023. Essa informação foi divulgada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do estado de São Paulo (ARSESP).
Coletiva de Imprensa Urgente
Uma coletiva de imprensa foi convocada de forma urgente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na noite desse domingo (13), no escritório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em São Paulo. Durante a coletiva, o diretor presidente da ARSESP, Thiago Mesquita Nunes, apresentou dados preliminares que levantaram preocupações para as agências reguladoras.
Números Preocupantes
Na coletiva, Thiago Nunes destacou que, no evento de 3 de novembro, a Enel levou 24 horas para restabelecer o abastecimento de 60% dos consumidores afetados. Em comparação, nessa recente ocorrência, o mesmo percentual foi alcançado em 42 horas, o que gerou preocupação entre os representantes presentes.
Plano de Contingência da Enel
O diretor mencionou o plano de contingência que a Enel apresentou em setembro deste ano. Até agora, as ações da empresa italiana não têm correspondido ao que foi anteriormente aprovado.
Ele afirmou: “Nos preocupa a capacidade de mobilização da empresa neste momento e a velocidade do restabelecimento.”
Mobilização Insuficiente
De acordo com o representante da ARSESP, o plano de contingência da Enel previa o envolvimento de 2.500 pessoas para a recuperação do serviço em uma situação de contingência extrema, como a que ocorreu na última sexta-feira. Contudo, somente 1.700 funcionários estão atuando para resolver a situação.
Multas e Consequências
Em relação ao desempenho da Aneel, o diretor-geral Sandoval Feitosa mencionou as medidas que foram tomadas contra a Enel, incluindo uma multa significativa de R$ 165 milhões, aplicada após o apagão de novembro do ano passado. Naquela ocasião, a empresa recorreu à Justiça e foi isentada do pagamento dessa e de outra multa de R$ 95 milhões.
A Aneel anunciou que uma nova intimação será emitida e a Enel terá um prazo de 60 dias para responder ao regulador.
Foco no Restabelecimento
Apesar das potenciais implicações para a distribuidora de energia, que também atua no Rio de Janeiro e no Ceará, o representante da ARSESP afirmou que “não é o momento de pensarmos em sanções” e que a prioridade agora é o restabelecimento do serviço.
Impacto da Tempestade
Na coletiva, Guilherme Lencastre, presidente da Enel, que também estava presente, disse que não há uma previsão para o completo restabelecimento da energia. Segundo dados da Defesa Civil e da Enel, o apagão foi causado por uma tempestade que resultou em pelo menos sete mortes, com chuvas de 20mm e ventos de até 107 km/h. Mais de 2,1 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo ficaram sem energia elétrica, e até o fim da coletiva, apenas 67% dos clientes tiveram a energia restabelecida.