Protagonismo Infantil na Aprendizagem
Na Escola Jardins, localizada em Florianópolis (SC), as crianças são vistas como protagonistas de seus próprios processos de aprendizagem. Essa abordagem segue a filosofia de Reggio Emilia, um método educacional que coloca os pequenos no centro de suas jornadas escolares.
Metodologia Reggio Emilia
Originada na cidade de Reggio Emilia, na Itália, essa metodologia prioriza o aprendizado ativo e colaborativo. Nesse contexto, as crianças têm a liberdade de explorar suas próprias curiosidades e interesses, enquanto os educadores atuam como facilitadores do conhecimento.
Segundo Ana Karolina Anic, responsável pela escola, “focamos no desenvolvimento das habilidades da criança, estimulando-as a serem sujeitos independentes, críticos, autônomos e confiantes”. Esse processo é realizado através de projetos de longo prazo, escolhidos democraticamente pelas crianças, de acordo com seus interesses.
O Papel do Ambiente Educacional
Na abordagem Reggio Emilia, o ambiente escolar é considerado um terceiro educador. Os educadores observam e registram as interações das crianças para trazer materialidade sobre seu desenvolvimento e manter as famílias informadas.
Abordagem Lúdica e Construtiva
Diferentemente dos currículos rígidos e do ensino tradicional, a abordagem Reggio Emilia promove um aprendizado flexível, emergente e colaborativo. Dessa forma, enfatiza-se o potencial criativo de cada criança, preparando-as para pensar criticamente e resolver problemas de forma confiante.
Como enfatiza Ana Karolina, “a proposta é que crianças e educadores aprendam uns com os outros”. Na Escola Jardins, as educadoras atuam como mediadoras, criando ambientes que incentivam a curiosidade e a exploração. A participação dos pais e da comunidade é fundamental, com eventos, exposições e momentos de interação que fortalecem a educação.
Expressões Artísticas na Educação
A arte é uma parte essencial da abordagem Reggio Emilia. Atividades artísticas como pintura, escultura, desenho e modelagem são incentivadas para que as crianças possam explorar suas identidades.
A escola reconhece “as cem linguagens da criança”, abrangendo formas variadas de expressão como arte, música, movimento, linguagem e brincadeiras. A diretora da escola destaca que eles oferecem múltiplos recursos e espaços para que as crianças possam explorar e expressar suas ideias de maneira criativa.
Resolução de Conflitos e Reflexão
No cotidiano, as crianças têm liberdade para resolver conflitos, tomar decisões e refletir sobre elas. Os educadores optam por fazer perguntas ao invés de oferecer soluções prontas, o que favorece a autoconfiança e o pensamento criativo.