Novas Propostas da Anvisa para Advertências Sanitárias
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou novas propostas de imagens e mensagens de advertências sanitárias que deverão ser exibidas na parte de trás das embalagens de produtos fumígenos e nos mostruários disponíveis nos pontos de venda.
Audiência Pública
Essas propostas serão discutidas em uma audiência pública agendada para esta sexta-feira (18), das 9h às 13h, no auditório da Anvisa em Brasília.
Importância das Advertências
Segundo a Anvisa, as advertências sanitárias necessitam de atualizações regulares para informar a população sobre os principais riscos à saúde relacionados ao consumo de derivados do tabaco. Além disso, as advertências devem destacar as substâncias nocivas presentes nesses produtos.
Participação do Público
- A audiência será aberta ao público.
- Não é necessário fazer inscrição prévia.
- O auditório tem capacidade para 240 pessoas, e a entrada será por ordem de chegada.
Na quarta-feira (9), a Diretoria Colegiada da Anvisa já havia aprovado a realização da audiência pública.
Objetivos da Proposta
De acordo com a Anvisa, a proposta visa modernizar o design e a organização das informações nas embalagens de produtos fumígenos. Para isso, a agência conduziu um estudo para avaliar as advertências atuais e formou um grupo técnico que trabalhou no desenvolvimento de um novo conjunto de alertas.
Conforme a Anvisa, “essas advertências sanitárias fazem parte de uma das campanhas de comunicação em saúde mais efetivas já implementadas no país, contribuindo de forma significativa para a política de saúde pública de combate ao tabagismo.”