A Temporada 2024-25 da NBA e a Representação Internacional
A temporada 2024-25 da NBA atingiu um marco impressionante: um total de 125 jogadores estrangeiros estarão competindo na liga. Essa informação foi divulgada pela NBA na terça-feira, dia 22, e todos os 30 times da liga contarão, ao menos, com um jogador nascido fora dos Estados Unidos.
Continuidade da Diversidade Internacional
Este será o quarto ano consecutivo em que a NBA apresenta pelo menos 120 jogadores internacionais no início da temporada. A crescente diversidade de talentos na liga pôde ser observada durante as Olimpíadas de Paris, onde jogadores de diversos países mostraram suas habilidades. Para esta temporada, a liga contará com atletas de um total de 43 países, um aumento em relação aos 40 países representados no ano anterior.
Paises Mais Representados
Entre os países que mais têm jogadores na NBA, o Canadá se destaca, com um total de 21 atletas, muitos deles jogando pelo Toronto Raptors. Outros países notáveis na representação são:
- França
- Austrália
- Alemanha
- Sérvia
Jogadores Europeus em Destaque
A NBA também possui um número expressivo de atletas europeus, totalizando 61 jogadores. Dentre os destaques, merecem menção:
- Giannis Antetokounmpo – Milwaukee Bucks (Grécia), duas vezes MVP
- Nikola Jokic – Denver Nuggets, três vezes MVP
- Luka Doncic – Dallas Mavericks, cinco vezes All-Star
Representação Africana
Além da representação europeia, é importante notar que há um recorde de 17 jogadores africanos na liga. Entre eles, destaca-se Joel Embiid, que é sete vezes All-Star pelo Philadelphia 76ers, e faz parte de um grupo expressivo de cinco jogadores provenientes de Camarões.