Sophia Helena no Museu do Louvre
Sophia Helena, uma jovem artista de apenas 10 anos, foi selecionada para apresentar suas três obras inéditas na exposição do Salão Internacional de Arte Contemporânea – Carrousel Du Louvre, que acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro. A talentosa pintora vive em Cascadura, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e agora terá suas obras exibidas no famoso Museu do Louvre em Paris, França.
Chegada e Preparativos
A artista chegou à capital francesa no dia 16 de outubro e, em 18 de outubro, visitou o local da exposição, além de participar da cerimônia de lançamento. Sua trajetória rumo a essa oportunidade começou em março, quando ela foi convidada para o evento internacional, e foi selecionada em dezembro. Em maio, entregou seis telas para avaliação.
Produção Acelerada
No início, o plano era escolher apenas duas obras, mas, no final, três telas foram selecionadas para a exposição. Sophia compartilhou sua experiência de produção acelerada:
“Foi bem corrido. Eu tive que pintar no domingo, nos finais de semana. Essas foram as últimas telas que eu pintei. Eu pintei todas em dois meses para poder selecionar.”
Apoio e Perspectivas
A mãe de Sophia, Daniele Moreira, comentou sobre a tranquilidade da filha durante todo o processo, ressaltando que, apesar da correria, ela não parecia estar esgotada. Daniele lembrou que durante a produção das telas, Sophia brincou pouco:
“Poucas vezes ela descia pra brincar no play, mas nunca me passou que estava esgotada. Foi uma correria, mas ela sempre na dela, tranquila.”
Obras Exibidas
As três obras que estarão na exposição são:
- Fundo do Mar
- A Senhorita
- Beautiful
Descobrindo o Talento
O talento de Sophia foi reconhecido na Escola Adventista de Jacarepaguá, quando ela tinha apenas 6 anos. Durante uma aula, a professora Débora percebeu o amor da menina por desenhar e sugeriu que seus pais a inscrevessem em um curso:
“Eu lembro que eu gostava muito de desenhar e fazia vários desenhos no meio da aula, e ela [professora] perguntou se eu poderia fazer algum curso porque eu já amava desenhar e fui aprofundando aquilo.”