Operação da Polícia Federal
No dia 18 de agosto, a Polícia Federal (PF) iniciou uma operação para investigar um esquema de desvio de recursos públicos que chega a R$ 500 mil. Este desvio está relacionado a irregularidades no abastecimento de veículos oficiais da Receita Federal, que alertou sobre o esquema e participa diretamente da operação.
Detalhes da Ação
A operação envolveu 18 servidores da Receita Federal e 40 policiais federais, que realizaram oito mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais nas cidades de Taubaté e Pindamonhangaba. Até o início da tarde, três pessoas foram levadas à delegacia para prestar esclarecimentos.
Medidas Cautelares
Além das buscas, foram cumpridas quatro medidas cautelares, que incluem a suspensão do exercício da função pública dos investigados. Porém, os nomes dos envolvidos ainda não foram divulgados.
Investigação da Fraude
A operação, chamada “Cartão Black”, visa desvendar um esquema que envolve tanto o abastecimento quanto serviços de manutenção dos veículos oficiais. A Receita Federal começou a investigar após receber denúncias que apontavam para um possível crime envolvendo dois de seus funcionários: um terceirizado e um servidor da área de processamento de dados.
Esquema Criminoso
De acordo com informações da PF e da Receita, os investigados colaboravam com empregados e proprietários de um posto de gasolina para cometer as fraudes. Eles manipulavam dados de veículos, adulteravam hodômetros e aumentavam a capacidade dos tanques, além de simular abastecimentos em veículos que já haviam sido baixados. Também confeccionavam e utilizavam, de maneira indevida, cartões de abastecimento oficiais.
Compromisso da Receita Federal
A Receita Federal reforçou, em nota, seu compromisso com um rigoroso sistema de controle interno e a promoção de uma cultura ética entre seus funcionários, buscando sempre oferecer um serviço transparente e responsável.
Conclusão
A operação “Cartão Black” evidencia a importância da fiscalização e do combate a fraudes dentro do setor público, refletindo um esforço contínuo para a manutenção da integridade e do bom uso dos recursos públicos.