Situação Atual da Falta de Energia
No início da manhã desta quarta-feira (16), a Enel informou que aproximadamente 100 mil clientes ainda estão sem energia na Grande São Paulo. Desses, cerca de 7,6 mil casos referem-se a ocorrências registradas na última sexta-feira (11) e no sábado (12).
Durante a noite de sexta-feira, a região foi atingida por um forte temporal, com consequências trágicas, resultando na morte de sete pessoas.
Segundo um boletim atualizado por volta das 6h de hoje, a Enel está empenhada em restaurar o fornecimento de energia para todos os clientes afetados. Em nota, a empresa destacou: “As equipes atuam, desde os primeiros momentos da tempestade de sexta-feira (11), no restabelecimento de energia para os clientes que tiveram o serviço afetado e para aqueles que ingressaram com chamados de falta de luz ao longo dos últimos dias”.
Intervenção do Governo Federal
Na segunda-feira (14), o Governo Federal estabeleceu um prazo de três dias para que a Enel restabelecesse o fornecimento de energia “na maior parte” da Grande São Paulo. Contudo, até o momento, não há previsão para a recuperação total do serviço na região.
Impactos do Temporal
O forte temporal que atingiu São Paulo na última sexta-feira (11) teve consequências devastadoras. De acordo com a Defesa Civil estadual:
- Sete vidas foram perdidas: três em Bauru, duas em Cotia, uma em Diadema e uma na capital paulista.
- A cidade de São Paulo registrou ventos de 107,6 km/h, conforme medição na estação meteorológica de Interlagos, na zona sul.
- Esse foi considerado o vento mais intenso na capital paulista desde 1995, início das medições.
As autoridades continuam a monitorar a situação e a auxiliar as áreas mais afetadas pela tempestade.