Fatores que Impulsionam o Mercado de Espumantes
A disposição para consumir e as melhores condições econômicas são fatores que impulsionam o mercado de espumantes. Isso é exemplificado pelo desempenho de empresas como a Moët Hennessy, responsável por rótulos tradicionais como o Chandon. A diretora-geral da Moët Hennessy no Brasil, Catherine Petit, ressalta que a performance desse setor está intimamente relacionada ao Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Segundo Petit, “somos muito burbulha e borbulha é muito atrelado ao PIB. Então, quando a atividade está indo bem, todos estão comemorando. Quando as coisas não estão boas, cai um pouco.”
Experiência Internacional e Visão do Mercado Brasileiro
Catherine Petit retornou ao Brasil em 2020, após atuar em mercados da África e do Oriente Médio, e ter visitado a sede da empresa em Paris, na França. Sua experiência com o mercado brasileiro, no entanto, data desde 2001.
A diretora acredita que o Brasil possui um grande potencial para investimentos, destacando que o país é um exemplo na América Latina. Segundo ela, investidores estrangeiros avaliam positivamente o ambiente de negócios interno, que conta com instituições sólidas e uma democracia consolidada.
O Portfólio da Moët Hennessy no Brasil
A Moët Hennessy integra o grupo LVMH, uma holding francesa que se especializa em produtos de luxo, resultado da fusão de Moët & Chandon e Hennessy, além de incluir a renomada marca de moda Louis Vuitton.
No Brasil, mais de 50% das vendas da empresa vêm de espumantes e champagnes. Entretanto, a estratégia para o futuro envolve apresentar aos consumidores outros rótulos do portfólio, assim como a introdução de novos produtos.
Petit declara: “Um dos objetivos quando retornei ao Brasil foi tentar comunicar o portfólio mais abrangente que temos, incluindo vinhos, destilados… o que permite também mostrar mais complementariedade e versatilidade. […] Estamos trazendo novas marcas de destilados que existem lá fora. A última novidade é nossa tequila. Trazer esse produto para o Brasil é um desafio, porque não tem essa percepção tão boa, mas é de alta qualidade.”
Resultados e Expectativas Futuros
A diretora-geral também comentou sobre os resultados do mês de setembro e as expectativas para as datas comemorativas, como o Natal e o Ano Novo. Embora 2024 tenha começado de forma tímida, houve uma evolução ao longo dos meses.
Ainda segundo Petit, “não sei se vamos atingir as metas, mas tivemos um mês excepcional em setembro. Torcemos para que outubro seja bom também. Estou muito orgulhosa do meu time. Implementamos uma nova estratégia. Olhando para nós e torcendo para que possamos mostrar o potencial do Brasil”.