Reabertura do Horto de Tupi
A Fundação Florestal, que faz parte da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, autorizou a reabertura da Estação Experimental de Tupi, conhecida como Horto de Tupi, a partir de segunda-feira, dia 14.
O local esteve fechado para visitação desde 1º de setembro, devido ao elevado risco de incêndios florestais, causado pela falta de chuvas e pela presença de focos de incêndio nas redondezas. Essa decisão visava garantir a segurança de todos.
Monitoramento Contínuo
Ainda assim, as condições do local continuarão a ser monitoradas. Se o risco de incêndio aumentar ou novos focos de fogo forem detectados, o espaço poderá ser fechado novamente para proteger tanto os visitantes quanto o horto.
Incidente de Queimada em Setembro
No dia 10 de setembro, uma queimada ocorreu em uma área próxima ao Horto de Tupi, mas felizmente o local não foi danificado. Uma força-tarefa foi mobilizada para combater as chamas.
O incêndio teve início por volta das 18h30, em uma área adjacente à rodovia SP-304, e havia preocupação com a possibilidade do fogo se espalhar para o horto. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram chamados para a situação, com suporte adicional da Guarda Civil, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) usando caminhão-pipa, e da Polícia Militar Ambiental. Brigadistas do Horto de Tupi e da Raízen também estiveram envolvidos no combate ao incêndio. A operação durou cerca de 3 horas e não resultou em vítimas.