Repatriação de Brasileiros no Líbano
O governo brasileiro está realizando uma operação de repatriamento para trazer de volta ao país cerca de 3 mil dos aproximadamente 21 mil brasileiros que atualmente residem no Líbano. Estima-se que a Força Aérea Brasileira (FAB) consiga repatriar em média 500 pessoas por semana, dependendo da situação no local.
Terceiro Voo de Resgate
Nesta quarta-feira, 9 de outubro, a FAB anunciou que o terceiro voo de resgate teve sua decolagem às 13h15 (horário de Brasília) de Beirute com destino a Guarulhos (SP). A aeronave transportou 218 pessoas, além de 5 pets.
A aeronave utilizada é o modelo KC-30, que tem capacidade para 230 passageiros, e o governo pretende que todos os assentos estejam ocupados em cada voo. Nos dois primeiros voos, foram transportadas cerca de 450 pessoas do Líbano para o Brasil, incluindo aproximadamente 80 estrangeiros que são familiares de brasileiros ou que viajavam a pedido de seus governos.
Associação com o Conflito
É importante ressaltar que a repatriação está diretamente ligada à escalada do conflito entre Israel e o-Hezbollah. Diante dessa situação, a embaixada brasileira em Beirute começou a contatar os cidadãos e seus familiares para organizar os voos subsequentes.
Serviço Consular e Orientações do Governo
O Ministério das Relações Exteriores também publicou orientações aos brasileiros que se encontram no Líbano. O governo recomenda que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para aqueles que têm condições, que busquem deixar o Líbano por conta própria, já que o aeroporto de Beirute continua em funcionamento.
Além disso, a embaixada enviou um formulário on-line aos brasileiros presentes na cidade, para que pudessem relatar sua situação e eventuais necessidades de ajuda, incluindo repatriação ou informações sobre serviços públicos locais.