Reeleição de Vereadoras Transexuais
No último domingo (6), a região de Ribeirão Preto (SP) registrou a reeleição de duas vereadoras transexuais: Dandara Ferreira (MDB) e Tieta Melo (MDB), que foram eleitas em Patrocínio Paulista e São Joaquim da Barra, respectivamente. Esse resultado faz parte de um total de 26 parlamentares transexuais que estarão na próxima legislatura em todo o Brasil, sendo que dez deles estão no estado de São Paulo, conforme levantamento da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).
Importância do Registro de Identidade de Gênero
Vale ressaltar que, neste ano, foi a primeira vez que os candidatos foram obrigados a informar sua orientação sexual e identidade de gênero à Justiça Eleitoral. Essa mudança é um passo importante no reconhecimento da diversidade na política.
Resultados das Eleições
Dandara Ferreira foi a mais votada entre todos os candidatos a vereador de Patrocínio Paulista, recebendo 678 votos. Ao se pronunciar sobre sua reeleição, ela expressou a emoção pelo resultado.
Depoimento de Dandara: “Fiquei muito emocionada, foi uma conquista que eu não esperava essa quantidade de votos. É uma luta, porque há muitos preconceitos ainda. Esses quatro anos que tive na Câmara Municipal, sofri muita transfobia, fui muito apedrejada e mostrei para todo mundo que fui capaz, estudei e agora estou aqui novamente.”
Tieta Melo, por sua vez, foi a terceira mais votada em São Joaquim da Barra, conquistando 985 votos e se preparando para seu terceiro mandato na cidade. Ela também compartilhou sua visão sobre sua reeleição.
Depoimento de Tieta: “Acho que rompi uma barreira e hoje escuto muito: ‘nós temos alguém que a gente pode ser exemplo. Se a Tieta Melo chegou onde está, nós também podemos lutar pelos nossos espaços’. Isso é muito importante para essa comunidade LGBTQIA+, que sempre viveu à margem da sociedade, na maioria das vezes, na prostituição, e agora está conseguindo seus espaços.”
Lista de Vereadores Transexuais Eleitos em São Paulo
Confira a lista de vereadores e vereadoras transexuais eleitos no estado de São Paulo:
- Amanda Paschoal (PSOL), em São Paulo;
- Thammy Miranda (PSD), em São Paulo;
- Filipa Brunelli (PT), em Araraquara;
- Myrella Soares (PDT), em Bariri;
- Carla Basilio (PSD), em Jundiaí;
- Isabelly Carvalho (PT), em Limeira;
- Dandara Ferreira (MDB), em Patrocínio Paulista;
- Fernanda Carrara (PTB), em Piraju;
- Tieta Melo (MDB), em São Joaquim da Barra;
- Sabrina Sassa (Solidariedade), em São Sebastião da Grama.
As reeleições de Dandara Ferreira e Tieta Melo representam um avanço significativo para a representação política da comunidade LGBTQIA+ e reforçam a importância da luta por igualdade e respeito dentro da sociedade.