Retorno do X no Brasil
O retorno do X, anteriormente conhecido como Twitter, ocorreu no Brasil na noite de terça-feira (8). No entanto, isso não garante que os antigos usuários brasileiros voltarão a utilizar a plataforma. Alguns deles expressaram opiniões diversas sobre o assunto.
Questões que Influenciam a Decisão dos Usuários
Vários internautas levantaram tópicos como saúde mental, combate às fake news e privacidade das contas como fatores decisivos para escolher a plataforma a ser utilizada. Durante o período de bloqueio do X, redes sociais alternativas, como Bluesky e Threads, experimentaram um crescimento significativo no número de usuários, apresentando-se como opções viáveis com funcionalidades diferentes.
Depoimentos de Usuários
A gestora de marketing Heloiza Melo, 31 anos, afirmou: “Estou tentando me engajar no Bluesky e não pretendo voltar para o X. Acredito que [o X] seja uma rede social útil para informação, onde eu seguia perfis de notícias variados. Entretanto, existem muitos conteúdos machistas e homofóbicos, e a empresa fez pouco ou nada para combater isso”.
Por sua vez, o estudante de música Dario de Moraes, 23 anos, relatou que a suspensão do X teve efeitos positivos em sua vida. “Minha saúde mental melhorou bastante sem os conflitos diretos que havia lá”, disse. Ele optou por não utilizar o Threads, pois considera que a integração com Instagram e Facebook o afasta da experiência que o X proporcionava, que incluía um certo anonimato e um formato único.
Dario também mencionou: “Vou ficar observando o movimento nas redes. Na verdade, não gostaria de voltar para o X, mas, caso isso aconteça, mudarei meus hábitos e a forma como me relaciono com a rede, como criar uma nova conta e restringir o acesso a pessoas mais próximas”.
Crescimento do Bluesky
O Bluesky destacou-se como uma das redes sociais que mais cresceram no Brasil após o bloqueio do Twitter. Em apenas sete dias após a suspensão, foram criadas 3 milhões de novas contas, das quais 85% eram de brasileiros, totalizando mais de 2,5 milhões de usuários locais. Rose Wang, diretora de operações do Bluesky, comentou sobre o assunto.
Com o aumento no número de usuários e as funcionalidades distintas em relação ao antigo Twitter, a empresa precisou implementar soluções rápidas para acomodar os internautas na nova plataforma. Para isso, o Bluesky buscou um representante legal no Brasil, implementou recursos como publicação de vídeos e anunciou a criação de um trending topics semelhante ao que existia no X.
Experiência dos Usuários com Bluesky
A publicitária Adryelle Calmon, 21 anos, declarou que sua transição para o Bluesky foi rápida: “Baixei o Bluesky em menos de uma semana após a suspensão do X e o utilizei de forma similar”. No entanto, ela pretende retornar ao X em breve, mencionando: “Pretendo deletar [o Bluesky], pois tudo o que consumo voltará para o Twitter”.
Usuários que Permaneceram no X
Alguns usuários, como Thalles Fernandes, 26 anos e engenheiro aeroespacial, afirmaram que não migraram para outras redes sociais. Ele descreveu sua experiência como uma mistura de preguiça e esperança quanto ao retorno do antigo Twitter. Thalles experimentou outras plataformas, mas sentiu que elas não preencheram o vazio deixado pelo X e pretende voltar “o mais rápido possível”.
Retorno Sob Decisão Judicial
A reabertura do X no Brasil aconteceu após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após um bloqueio que durou 39 dias. Até o momento, não houve retorno das empresas Bluesky e Meta em relação a ações específicas para reter seus novos usuários brasileiros.