Interdição da EMEF Caic Dr. Eitel Arantes Dix
A EMEF Caic Dr. Eitel Arantes Dix, localizada em Pirassununga (SP), foi interditada devido a alagamentos que ocorreram após uma intensa chuva na quinta-feira (7). A Secretaria de Educação aguarda a passagem da chuva para realizar uma análise dos danos na estrutura da escola.
Alagamentos e Remanejamento de Alunos
Com as salas alagadas, os alunos da EMEF foram remanejados para outros locais. A escola enfrentou sérios problemas em sua infraestrutura, que exigiram a suspensão das atividades.
A situação no município foi bastante complicada, com diversos transtornos, como:
- Queda de árvores
- Alagamentos
- Desmoronamento de muros de casas
Avaliação da Defesa Civil
A Defesa Civil já vistoriou a escola e assegurou que não existem riscos iminentes para os alunos e funcionários. A secretária de Educação, Tatiane Regina dos Santos, destacou que a avaliação detalhada da estrutura será feita assim que a chuva cessar.
Em relação à Emic Professor Daniel Caetano do Carmo, essa unidade também registrou alagamentos e foi parcialmente interditada.
Condições Meteorológicas
Segundo informações da Defesa Civil, as chuvas recentes foram 100 milímetros acima do esperado nos últimos oito dias. Isso elevou a preocupação na região do Ribeirão Descaroçador, levando as autoridades a orientar a população a procurar abrigo seguro.
O coordenador da Defesa Civil de Pirassununga, Carlos Eduardo Alves de Souza, alertou sobre a situação crítica na área rural, onde mudanças rápidas no nível dos rios podem ocorrer, requerendo evacuações emergenciais.
Impactos nas Estradas
Em decorrência do transbordamento do Ribeirão, a Rodovia Anhanguera foi bloqueada na manhã de sexta-feira. As erosões em áreas rurais também estão sendo monitoradas, pois elas podem levar à interdição de vias de acesso, como a Rodovia SP-225 e a estrada que liga ao bairro Morin.
Imagens dos Estragos
Confira a gravidade dos estragos causados pela chuva em Pirassununga: