Relato sobre Unidades Norte-Coreanas na Ucrânia
No dia 24 de outubro, o serviço de inteligência militar da Ucrânia anunciou que as primeiras unidades treinadas da Coreia do Norte na Rússia foram enviadas para a região de Kursk. Esta área é conhecida por ser um local onde as forças ucranianas realizaram uma grande invasão em agosto deste ano.
Reação do Kremlin
Em resposta a essas alegações, o Kremlin qualificou as notícias sobre o envio de tropas norte-coreanas como “fake news”. No entanto, o presidente Vladimir Putin declarou que a implementação do tratado de parceria entre Rússia e Coreia do Norte é uma questão que diz respeito exclusivamente a Moscou.
Embora tenha negado formalmente o envio de tropas, Putin não rejeitou a possibilidade de sua presença na Rússia. A agência de inteligência ucraniana informou que, no dia 23 de outubro de 2024, unidades militares da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) já estavam ativas na zona de combate da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Detalhes sobre as Tropas
Segundo a inteligência ucraniana, aproximadamente 12 mil soldados norte-coreanos, incluindo 50 oficiais e três generais, estão atualmente na Rússia. O treinamento desses soldados está sendo realizado em cinco bases militares diferentes.
Pedido de Resposta da Ucrânia
A Ucrânia está solicitando que seus aliados tomem medidas rigorosas diante do envolvimento da Coreia do Norte no conflito, sugerindo a imposição de novas sanções para isolar ainda mais Pyongyang.
Fortalecimento das Relações entre Rússia e Coreia do Norte
Na quarta-feira, dia 23, autoridades dos Estados Unidos confirmaram que possuem evidências de que a Coreia do Norte enviou cerca de 3 mil soldados à Rússia, possivelmente para serem destacados na Ucrânia. Desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, as relações entre Rússia e Coreia do Norte se tornaram mais estreitas, culminando na assinatura de um amplo acordo de parceria estratégica em junho.