José Adilson Maguila: Uma Lenda do Pugilismo
O ex-boxeador José Adilson Maguila faleceu aos 66 anos na última quinta-feira, dia 24. Reconhecido como um dos maiores representantes do pugilismo nacional, Maguila também deixou sua marca no mundo da televisão, atuando como comentarista e analista de economia.
Carreira na Televisão
Maguila foi diagnosticado com demência pugilística e, mesmo com as dificuldades, ele continuou a compartilhar suas opiniões sobre diversos temas. No programa Aqui Agora, que foi exibido pelo SBT de 1991 a 1997, ele comentava sobre a economia do Brasil de forma irreverente. Em 2004, fez parte do time de jurados do Show do Tom, atração da Rede Record.
Defesa dos Direitos Homossexuais
Alguns dias antes de seu falecimento, um vídeo antigo de Maguila defendendo os homossexuais se tornou viral nas redes sociais. Na entrevista de 1992 no extinto programa 25ª Hora, ele expressou sua opinião progressista sobre a homossexualidade.
- “Eu não acho que isso é uma doença, é que a pessoa já nasceu com o dom.”
- “Deus que fez ele assim, então a gente não pode ser contra. Eu não sou contra.”
Quando questionado sobre como explicaria a homossexualidade a seu filho, que na época tinha apenas cinco anos, Maguila respondeu com simplicidade: “É quando dois homens se beijam. Eles querem beijar, fazer o quê?”.
Legado Familiar
Seu filho, Júnior Ahzura, atualmente com 32 anos, é gay assumido e luta contra a homofobia, gordofobia e racismo nas redes sociais. Recentemente, ele compartilhou o vídeo da entrevista do pai em seu perfil no Instagram, expressando seu orgulho: “Orgulho ter um pai que sempre me aceitou e respeitou! Mais que um herói nacional, meu pai!”.