A Educação a Distância no Brasil
Recentes dados do Censo da Educação Superior revelam uma tendência significativa no Brasil: a quantidade de estudantes em cursos online está quase alcançando o número de alunos em instituições presenciais. Entre os 9,9 milhões de estudantes, cerca de 5 milhões têm optado por aprender diante de uma tela de computador. Esse aumento na busca por educação a distância reflete uma mudança importante nas preferências educacionais dos brasileiros.
Caminhos Diferentes para o Ensino Superior
Dentre os estudantes, encontramos histórias inspiradoras. Jamilly Vargas, por exemplo, está cursando Educação Física de forma presencial no Rio de Janeiro. Ela destaca a importância da vivência prática que a modalidade presencial proporciona: “No online eu não tinha isso. Então, foi uma coisa que eu comecei a vivenciar mesmo a Educação Física. A pegar no aparelho, a ver palestras… Então, acabou que eu entrei mesmo no meio acadêmico quando eu comecei no presencial,” declara Jamilly.
Por outro lado, Jefferson Figueiredo, que mora a 80 km da capital e acorda às 3h todos os dias para trabalhar, encontrou na graduação a distância uma solução viável para realizar o sonho de se tornar professor: “O sonho da minha vida foi sempre ser professor. O que o EAD fez? O EAD me deu essa oportunidade de eu ser professor, de eu estudar, estando longe,” compartilha Jefferson, estudante de História.
Número de Alunos em Cursos a Distância e Presenciais
Os dados do Censo mostram que a quantidade de alunos em cursos a distância está se aproximando da de cursos presenciais, com uma diferença de apenas 150 mil matrículas. A especialista em educação, Cláudia Costin, ressalta que a facilidade de acesso aos cursos deve ser acompanhada de qualidade: “É muito importante que essa organização que tenha curso a distância tenha tutoria online, não só a aula online, que não seja entrega de um PDF, de um texto escrito para se ler no celular, como infelizmente aconteceu em alguns casos,” explica.
Desafios da Formação de Professores
No curso de Pedagogia, a aprendizagem remote representa 90% das novas matrículas em 2023. Priscila Cruz, presidente da organização Todos pela Educação, alerta que essa situação é preocupante: “A gente está formando no Brasil professores para atuarem na sala de aula, para terem um contato humano, para reproduzirem também a sua experiência de sala de aula no futuro, com uma formação absolutamente insatisfatória, incompleta, que é aquela que é feita 100% a distância,” afirma Priscila.
A qualidade do ensino superior é uma questão central para Cláudia Costin: “Nós queremos dar direito àquela pessoa que mora em um município distante e que não teria de outra maneira chance de acesso ao ensino superior de continuar sua escolaridade, mas a gente quer que tudo isso aconteça com qualidade,” complementa.