Dados Recentes sobre a Votação em Wisconsin
Novas informações divulgadas pela Comissão Eleitoral de Wisconsin indicam que, no primeiro dia de votação antecipada presencial realizado na terça-feira (22), mais de 97 mil pessoas participaram do processo de votação.
Comparação com o Ano de 2020
Em 2020, no mesmo período, mais de 75 mil eleitores compareceram para votar antecipadamente. Esses dados são baseados em informações da comissão e em reportagens da época.
Problemas Técnicos no Início da Votação
O início da votação presencial antecipada neste ano foi marcado por um pequeno problema nos sistemas de informática, o que causou atrasos. O aumento na participação dos eleitores fez com que o sistema utilizado pelos funcionários para imprimir etiquetas para os envelopes de cédulas de ausência apresentasse lentidão nos dias 22 e 23, como informado pela comissão em comunicado à imprensa.
As autoridades acreditavam inicialmente que haviam solucionado o problema na terça-feira à noite, após aumentar a capacidade do sistema. No entanto, na quarta-feira, alguns funcionários relataram que ainda estavam enfrentando atrasos. Além disso, o problema parece também afetar outros sistemas do estado que não estão relacionados às eleições.
A Comissão Eleitoral garantiu que “nenhum eleitor deve ser recusado devido à impressão de etiquetas”, e que, se necessário, os funcionários poderiam preencher manualmente as informações nos envelopes de cédulas de ausência.
Votação Presencial em Milwaukee
Diversos subúrbios de Milwaukee apresentaram altas taxas de participação na votação antecipada no primeiro dia. A cidade de Brookfield, localizada no Condado de Waukesha, teve o terceiro maior número de votos presenciais antecipados entre todos os municípios de Wisconsin, mesmo sendo o 16º maior em população.
Além disso, um evento com a vice-presidente Kamala Harris e a ex-deputada republicana Liz Cheney, que apoia a candidatura democrata, ocorreu na cidade na noite de segunda-feira (21).
Votação pelo Correio em Queda
Apesar do grande número de votos presenciais, a quantidade de cédulas retornadas pelo correio está abaixo dos níveis de 2020, quando a votação desse tipo foi amplamente adotada devido à pandemia. Até a manhã da quarta-feira, 475.460 eleitores de Wisconsin haviam devolvido suas cédulas, o que inclui tanto votos presenciais para eleitores ausentes quanto aqueles enviados pelo correio.
No mesmo dia no ano de 2020, o número equivalente era de 1.021.397 cédulas de votação ausente devolvidas pelos eleitores.