Proposta de Sistema de Pagamento pelos BRICS
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, apresentou uma proposta na quarta-feira (23) para a criação de um sistema de pagamento voltado para os países do BRICS. Esse grupo é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e visa apoiar as economias dos países em desenvolvimento que o integram.
Solução Alternativa ao Swift
A Rússia tem pressionado para estabelecer um novo sistema de pagamento que serviria como uma alternativa à rede global de mensagens bancárias Swift. Essa mudança permitiria a Moscou facilitar negociações com seus parceiros, evitando as sanções impostas por nações ocidentais desde a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Putin comentou que a plataforma proposta poderá se tornar “um poderoso instrumento de apoio às economias dos BRICS”, além de oferecer recursos financeiros para países do Sul e Leste Global.
Cúpula do BRICS em Kazan
A declaração do presidente russo ocorreu durante a cúpula do BRICS, realizada em Kazan, Rússia. O evento contou com a presença do presidente da China, Xi Jinping, do presidente da Índia, Narendra Modi, e representantes de outros 33 países. A cúpula permanecerá em andamento até a quinta-feira.
Cooperação Financeira e Questões Internacionais
Putin também destacou a importância do aprofundamento da cooperação no setor financeiro, que faz parte de sua agenda durante este encontro. Além disso, mencionou que os participantes discutiriam assuntos internacionais, incluindo a resolução de conflitos regionais e a expansão do BRICS. Recentemente, o Irã, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita aceitaram o convite feito em 2023 para se juntar à aliança.
Impacto da Cúpula
O Kremlin tem promovido essa cúpula como “o maior evento de política externa já realizado” pela Rússia, e tem apresentado os BRICS como um contrapeso à ordem global que é, atualmente, dominada por potências ocidentais.